Resolva essa situação

Basta você fechar o livro, apostila ou caderno que, de repente, tudo o que estudou parede ter sumido? Você lê todo o material, assiste aos vídeos complementares e estuda com atenção mas, depois de alguns minutos, percebe que esqueceu tudo o que estudou?

Calma! Essa situação é mais comum do que parece e muitos estudantes relatam o mesmo problema, que pode acontecer com frequência ou não. Por isso separamos algumas dicas para ajudar você:

➡️O que faz uma informação ser duradoura na mente humana é a repetição: é preciso reler, rever o conteúdo, quantas vezes forem necessárias até que aquela informação não seja mais algo novo. A memorização não acontece de maneira instantânea.

Mas, não adianta ler o mesmo texto ou material várias vezes e de maneira seguida: o ideal é que ele seja lido ou estudado ao longo do dia, da semana, da aula, para que a informação seja absorvida aos poucos. Daí a importância das lições e atividades.

➡️Preste atenção: tente evitar ruídos externos e pratique a concentração. Estude atentamente, de maneira profunda, sem interrupções. É preciso entender, e não decorar.

Ler enquanto pensa no trabalho ou em outras questões faz o foco mudar e a sessão de estudos não é mais tão eficaz. Uma dica para tirar outras informações que estão na sua mente e consequentemente atrapalhando seus estudos é anotá-las em um papel.

➡️Mantenha uma rotina de revisão: é preciso ver várias vezes o mesmo assunto para saber mais sobre ele, assim como é preciso criar uma rotina e segui-la com dedicação. Leia e releia o mesmo assunto várias vezes, a repetição é a sua aliada.

➡️Dormir, comer e se exercitar: um bom sono relaxa a mente e ajuda a aprender mais, afinal, uma mente cansada tem mais dificuldade para aprender. É preciso também se alimentar e praticar atividades físicas para ficar com a mente mais afiada.

Não se esqueça de se hidratar e tente nunca estudar de barriga vazia, com fome: o seu pensamento estará todo voltado para a refeição que você ainda não fez.

➡️Converse com seus colegas e ou familiares sobre os temas que está estudando: estudar em grupo, mesmo que online, é eficaz por causa dessa troca de informações. Tente explicar para alguém – ou para você mesmo – sobre o que você está estudando.

A técnica de assumir o papel de professor ajuda muito no aprendizado e na memorização do que você está estudando.

➡️Faça anotações: assim, relembrar se torna ainda mais fácil.

Gostou das dicas? Lembre-se de compartilhá-las com um amigo!

 

agencia