Confira essas dicas
O mercado de trabalho anda cada vez mais exigente e saber o que ele espera de você é bom para que você possa se preparar. Algumas habilidades podem ser aprendidas e são suas aliadas na hora de destacar o seu currículo.
Os “Resolvedores”: o profissional solucionador tem a mente voltada para resultados é um dos mais procurados pelas empresas de diferentes áreas.
Para construir um perfil solucionador o profissional precisa estar comprometido com os resultados, buscando sempre aperfeiçoar as suas qualidades, investir em conhecimento e apresentar soluções práticas para o ambiente de trabalho.
Inteligência emocional, segurança, empatia e, principalmente, habilidade em lidar de maneira positiva e ativa com as exigências do dia a dia de uma empresa, como metas, prazos curtos e imprevistos. Essas são as características dos chamados “resolvedores”, um tipo de colaborador cada vez mais estimulado e cobiçado por empregadores. Da mesma forma, as universidades mobilizam esforços para formar profissionais com esse perfil.
Com as empresas apostando em descentralização e produtividade, o “resolvedor” de problemas tornou-se o profissional ideal no mercado. As pessoas antes eram contratadas pelas habilidades técnicas, mas as qualidades têm ganhado mais espaço. O profissional solucionador tem mente voltada para resultados. Ele não só resolve problemas como também os antecipa.
O foco em soluções já é uma tendência que ocorre no mercado de trabalho há algum tempo. Atualmente, existe apenas maior clareza entre os empregadores sobre as vantagens de se contratar estes “resolvedores”. A diferença é que agora as companhias conseguem mensurar a produtividade dessas pessoas, que é absurdamente acima da média. Uma coisa é ter competência técnica, outra é entregar resultados.
Existem várias habilidades comportamentais em alta que podem ser utilizadas em conjunto pelos resolvedores para arrumar emprego em 2020. De acordo com levantamento realizado por uma empresa de recrutamento, essas são as habilidades mais valorizadas atualmente:
- Boa comunicação: é importante que o profissional saiba se expressar com clareza e objetividade;
- Bom relacionamento interpessoal: se dar bem com os colegas, com o chefe e com as pessoas ao redor demonstra um perfil amigável;
- Dinamismo: raciocínio rápido. Esta capacidade de administrar várias demandas simultaneamente é um grande diferencial competitivo, ainda mais numa era onde tudo acontece de forma veloz e as empresas precisam conquistar maior eficiência operacional e aprender a fazer mais com menos.
- Domínio do idioma inglês: aprender a falar outro idioma – principalmente o inglês – já destaca o perfil do candidato;
- Flexibilidade: bons profissionais sabem que as circunstâncias mudam rapidamente e é preciso ter capacidade para se adaptar na mesma velocidade;
- Hands on (mão na massa): esse é o profissional que bota a mão na massa, faz junto e se aprofunda nas atividades;
- Orientado a resultados: capacidade que um profissional tem para focar na concretização dos objetivos da empresa e, assim, garantir que os resultados sejam alcançados conforme o esperado;
- Perfil multidisciplinar: profissional que aplica conhecimentos de outras áreas no setor em que é especialista, mesmo que não seja necessariamente sua formação;
- Senso de dono: hoje as empresas buscam profissionais que abracem os projetos com responsabilidade e a motivação de um empreendedor;
- Visão de negócio: ter uma consciência clara da direção para onde a empresa está indo é essencial para ser bem-sucedido.
Essas são algumas das características incentivadas na FACIBA.
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