Prepare-se para o agora

Desde o início da pandemia no Brasil até agora, a área da educação passou por muitas mudanças rápidas e significativas: o modelo EaD foi adotado às pressas por ser mais seguro para alunos e educadores.

Estamos inseridos em um ambiente cada vez mais complexo. Nesse cenário de mudanças constantes, a adaptabilidade das pessoas precisa ser grande. Para se adaptar, é fundamental investir em você mesmo e desenvolver algumas habilidades.

Essas habilidades são:

➡️ Aprender rapidamente: ter a capacidade de entender e absorver conceitos de maneira rápida e eficiente é um diferencial muito importante;

➡️ Aceitar que não se sabe tudo: a habilidade de buscar aprender, sempre, é essencial para qualquer fase da vida, seja a pessoa ainda um estudante ou já um profissional;

➡️ Avaliar cenários: observar o meio ao seu redor, os colegas e as tarefas que eles desempenham ajuda muito na organização e no aprendizado;

➡️ Fazer boas perguntas (“ao invés de ter muitas respostas”): querer aprender sempre mais, se propor a aprender e entender os processos da empresa, do mercado de trabalho e da sociedade como um todo diferenciam o profissional e trazem mais oportunidades para ele.

O aluno de 2021 também teve que mudar e se tornar:

➡️Adaptável: de uma hora para a outra as aulas passaram a ser online. O aluno de 2021 teve que se moldar a esse novo modelo. As aulas online já fazem parte do cotidiano de muitos estudantes e a tendência é que essa modalidade cresça.

➡️Responsável: sem a supervisão de um professor, o aluno de 2021 foi ele mesmo o seu próprio supervisor, responsável pelo seu aprendizado e entrega de tarefas. É dever do aluno buscar saber mais, identificar suas fraquezas e trabalhar para melhorá-las.

➡️Conectado: as aulas online reforçaram o advento do EaD. O ensino a distância traz o mesmo nível de aprendizado que um curso presencial e as vantagens são muitas, como o conforto e a segurança de onde o aluno pode estudar.

A praticidade do EaD permite que o estudante estude de onde estiver e tenha um diploma com a mesma validade que o de um curso presencial. O estudante também economiza com deslocamento, por exemplo.

A notícia boa é que essas habilidades podem ser aprendidas, desenvolvidas e aprimoradas. Com foco e dedicação, as pessoas de idades diferentes e profissionais de áreas diferentes conseguem absorver os conhecimentos requisitados para fazer diferença no mercado de trabalho do futuro.

Seja um profissional atualizado com as tendências da sua área e um estudante que busca e aceita sempre novos desafios.

agencia