Principalmente na pandemia

Você anda ansioso, cansado, preocupado e com medo? É comum se sentir assim durante esse momento de estresse que enfrentamos: nenhum de nós passou por uma pandemia antes e não sabe lidar com essa situação.

O medo de que essa situação não se resolva de maneira rápida e o medo de ficar doente, de perder um ente querido ou o emprego assombram as pessoas que se sentem cada vez mais pressionadas.

Não apenas a saúde física corre riscos em tempos de pandemia, mas a saúde mental também. Se você anda preocupado ou ansioso, você não está sozinho e algumas atitudes podem fazer você se sentir melhor, confira:

Estabeleça uma rotina

Você normalmente acordava no mesmo horário todos os dias, se arrumava e ia ao trabalho. Depois, ao mesmo horário, almoçava. Essa súbita mudança de planos deixa as pessoas perdidas por um tempo e seguir a velha rotina é inviável. Por isso, monte sua nova rotina com o tempo que você tem disponível, reservando um tempo só para você.

Divida as tarefas domésticas

Com várias pessoas em casa ao mesmo tempo, sobra louça e falta vontade para lavar. As tarefas domésticas devem ser divididas entre todos de acordo com o que cada um pode fazer. Dessa forma, é possível não sobrecarregar uma única pessoa com os afazeres domésticos.

Consuma informação com responsabilidade

Somos bombardeados por notícias ruins na TV, no celular, no rádio. É importante manter-se informado até por questões de segurança, mas mais importante ainda é manter a sua saúde mental em dia. Reserve um tempo para assistir ao noticiário e ler notícias, mas saiba desligar-se de vez em quando.

Marque encontros online com os amigos

Use a tecnologia a seu favor. Conecte-se com as pessoas que você ama, e se mantenha ocupado conversando com elas. Vocês podem combinar de conversar por vídeo algumas vezes por semana. É importante perceber que você não está sozinho nessa situação e conversar com pessoas que se importam com você é fundamental.

Faça exercícios em casa

As pessoas deixaram de ir à academia e de caminhar ou pedalar no parque, mas isso não pode fazer com que elas se tornem sedentárias. Prepare uma rotina de atividades físicas para fazer em casa, como polichinelos, dança, alongamento entre outros. Existem vários perfis com treinos gratuitos que podem ser feitos de casa.

Cuide de quem você ama

E isso inclui você. Ligue para seus parentes idosos, entre em contato com os seus amigos, ofereça ajuda quando puder ajudar. É importante saber que essa situação acabará em breve.

Descubra novas formas de relaxar e se distrair

Já que você não pode ir para onde gostaria de ir, é hora de investir em diversões caseiras, como pintar, desenhar, escrever, ler, estudar uma nova língua, fazer artesanato, cantar, costurar. O que vale é se distrair.

Acolha seus sentimentos

Estar preocupado e ansioso é natural num momento deste. Não adianta tentar controlar os sentimentos. Precisamos acolher, reconhecê-los e transformá-los, cada um com o seu tempo.

No geral, cuide dos outros, mas de você também. Seja gentil e paciente com você, logo essa situação estará controlada. Aos profissionais da saúde, o nosso muito obrigado!

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