Como mandar bem?

Cada vez mais é mais comum que recrutadores peçam aos candidatos os seus currículos em vídeo: assim, algumas habilidades podem ser notadas como a comunicação e a expressão.

A pandemia de Coronavírus que o mundo enfrentou mudou – e muito – a forma como as pessoas estudam, trabalham, se relacionam e encontram emprego.

Para proteger a saúde dos colaboradores e recrutadores, muitas empresas passaram a optar pelo currículo em vídeo que pode substituir o currículo de papel, abrindo as portas para uma entrevista de maneira remota ou presencial.

Essa tecnologia veio para ficar, afinal, o currículo em vídeo ajuda a visualizar as características e habilidades do candidato. Algumas informações não podem faltar, por isso é importante que ele esteja sempre atualizado.

Quer destacar o seu currículo em vídeo? Confira algumas dicas:

▶️Faça um vídeo rápido e objetivo: quanto mais curto, melhor. Seja breve e anote tudo o que é relevante sobre você e comente sobre essas informações de maneira calma, firme e clara.

▶️Não leia as informações do currículo impresso, não parece natural: mantenha por perto um rascunho com os tópicos principais e comente sobre eles com as suas próprias palavras. Faça quantas vezes forem necessárias. Provavelmente, você não vai conseguir de primeira, mas continue treinando e tentando

▶️Atente-se à qualidade do vídeo, do som e ao plano de fundo: você não precisa ter uma câmera profissional, mas é importante que o vídeo não fique tremido e que você possa ser visto, ouvido e compreendido. Procure gravar utilizando um fone de ouvido.

▶️Vista-se como se de fato estivesse indo à uma entrevista: cuidado com roupas muito informais, mas vista-se de acordo com a vaga que você pleiteia. O ideal é que você esteja vestido como se estivesse indo a uma entrevista presencial.

▶️Cuidado com a linguagem: ela não pode ser muito formal nem muito informal. Fale com naturalidade, mas não se esqueça de falar corretamente.

▶️Peça para que um amigo ou familiar assista ao vídeo antes de enviá-lo aos recrutadores. Outras pessoas podem ver falhas que passaram batidas por você, além de apontar algumas melhorias.

▶️Veja outros currículos em vídeo para ter inspiração. Procure em plataformas de vídeos ou peça para que as pessoas os envie para você. Assim, você sabe por onde começar.

👉Seguindo essas dicas você conseguirá fazer um bom currículo em vídeo e aumentar as suas chances de ser contratado. Curtiu esse texto? Compartilhe com os seus amigos.

agencia