Close

História

A Faculdade de Ciências da Bahia – FACIBA foi credenciada por meio da Portaria Ministerial nº 3.994, publicada no D.O.U. em 31/12/2002, no mesmo endereço de sua mantenedora. Por meio da Portaria MEC nº 1888, de 16 de novembro de 2010, obteve o reconhecimento do curso de graduação de bacharelado em Filosofia.

A Faculdade de Ciências da Bahia – FACIBA iniciou suas atividades na área de educação superior, em 2003, desenvolvendo ações que visavam ao aprimoramento da educação, pela elevação da qualidade de vida pessoal e profissional das pessoas. Passou a construir a sua história com momentos desafiadores, expressivos, com resultados exitosos.

O período de Entre 2006 a 2010 sinalizou uma grande necessidade de redirecionamento da política institucional, que demandava por grandes mudanças para obter a saúde institucional desejada.

Nesse sentido, as perspectivas registradas no PDI do período acima referido foram parcialmente realizadas, tendo em vista o que vinha sendo apontado pelas auto avaliações institucional.

Assim sendo, buscou-se atender a exigência de alta prioridade que foi a aquisição da sede própria, que está sendo alcançada pela aquisição da sede própria em 2009, na compra de um prédio colonial, construído no século XIX, de quatro andares, com terreno para construção de estacionamento e ampliação prevista de sete (7) andares e condições para ampliação com trinta e cinco (35) novas salas de aula.

O prédio de características centenárias, situado à Rua Direita da Piedade, nº 02, Barris, CEP 40070-190 Salvador-Bahia, próxima a sede anterior, sendo que, atualmente oferece melhores instalações para os alunos, professores, colaboradores e parceiros. A nova sede própria fica próxima a estação da lapa e do metrô, localização privilegiada e articulada com 70% dos bairros de Salvador.

Houve a reestruturação do perfil institucional e de equipe, os investimentos de reforma e ampliação da infra-estrutura física, do reconhecimento do curso de filosofia, com a reorganização do projeto pedagógico do curso de Filosofia bacharelado, em especial na grade curricular, na duração do curso que era de cinco anos, passando para três anos e meio, etc. Também, em 2008, recebeu-se a comissão do MEC, para fins de reconhecimento do curso de bacharelado em Filosofia, conforme processo SAPIENS/MEC nº 20060012841, número do SIDOC 23000.003861/2007-20, avaliação cód.: 57004. Em agosto/2008, que obteve resultado satisfatório na avaliação do curso, onde a FACIBA se manifestou Favorável ao Relatório da Comissão, por meio da carta 001/2008 do ICC-Bahia. Houve a formatura da primeira turma do curso de bacharelado em filosofia em novembro de 2008.

Essas conquistas tiveram como base para suas vitórias pessoas comprometidas com o desenvolvimento institucional e com valores humanísticos, enquanto propulsores da excelência dos serviços educacionais; da transformação de objetivos e metas em realizações: colaboração; qualidade; visão de futuro, integridade e respeito ao ser humano. Nesse cenário, a FACIBA vem se destacando ao longo do tempo, conquistando o respeito social, pela seriedade e dedicação, na oferta da educação superior.