Close

Curso de Filosofia

Matriz Curricular
Matriz Curricular de Filosofia FACIBA

Perfil Profissiográfico

O profissional habilitado pela FACIBA terá uma sólida formação intelectual, conjugada com uma suficiente erudição filosófica, visando desenvolver a sua capacidade de ler, analisar e interpretar obras de cunho filosófico, bem como de desenvolver pesquisas na área de filosofia e afins, em consonância com o rigor e os métodos exigidos pelas principais instituições de ensino do país.

Por conseguinte, esse profissional estará suficientemente preparado para a atividade organizacional, ocupando funções em empresas privadas ou públicas que, por força de uma tendência de mercado se mostra cada vez mais acentuada a demanda de profissionais com esse perfil.

Coordenação
Afonso de Santana Miranda

Corpo Docente
Dália Melissa Conrado – Doutora
Maria da Luz Oliveira dos Santos – Mestra
Nayara Borges Reis – Mestra
Quele de Souza Gomes Santos – Mestra
Nádia Maria Cardoso da Silva – Doutora
Radson Costa Chagas – Mestre
Nicolás Rafael Severin Larrín – Mestre
Maria Célia Conceição de Melo – Doutora
Maria Eleonor Correia da Silva – Mestre
Afonso Santana de Miranda – Mestre
Ruy César Evangelista Salles – Especialista

Justificativa

O curso da FACIBA justificou-se por três razões:

Primeiro, pela evolução da demanda por cursos universitários em nosso Estado, que se mostra, nitidamente, no fato de inúmeras faculdades terem se instalado aqui (principalmente em Salvador e região metropolitana) nos últimos anos, sem, contudo apresentar esse aspecto de formação profissional. Existiam, à época, três cursos de Filosofia, no município, o que há de se convir que o mercado vinha permitindo a implantação de uma nova faculdade de Filosofia para suprir a demanda de vagas para o referido curso.

Segundo, na situação que se traduzia na exigência, imposta pelo próprio mercado, de que a qualificação profissional não se esgotava na mera competência no exercício de funções específicas, mas que se consubstanciava numa sólida formação intelectual, caracterizada pela abrangência e versatilidade, algo para o qual o estudo da filosofia podia em muito contribuir. Isso a nosso ver acabou, também, por se construir uma nova mentalidade sobre o curso de filosofia.

Terceiro, por acreditarmos na viabilidade e importância de um novo curso de Filosofia com ênfase em gestão empresarial, ao modo como o curso da FACIBA foi concebido, comprometido com o ensino de qualidade e a excelência na pesquisa. Isso gerou, sobretudo, uma diretriz de curso de Filosofia, inovador, de maior prestigio social, assim como visou a inserção mais fácil no mercado de trabalho do graduando em Filosofia.